Internet das Coisas vai impactar gestão de dados

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Os bilhões de dispositivos conectados hoje em dia por meio da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) geram muitos acontecimentos e estão colocando pressão na capacidade das empresas em consumir, armazenar, processar e analisar dados.

Isso forçará as organizações a rearquitetarem suas informações e suas capacidades de análise, passando a adotar novas tecnologias e plataformas de gerenciamento de dados, além de criar novas políticas e práticas de governança. O alerta é do Gartner, player global de pesquisa e aconselhamento em tecnologia.

“Muitas capacidades de Data & Analytics existentes podem ser aplicadas às iniciativas de IoT e de seus dados, mas as organizações também precisam se modernizar em diversas áreas chave”, explica o vice-presidente e Analista Emérito do Gartner, Ted Friedman. Esse é o caminho para evitar descontinuidade dos projetos – a expectativa é que em 2019 um terço das soluções de IoT serão abandonadas antes mesmo da implantação devido à falta de gestão de dados e de capacidades analíticas para essa tecnologia.

Segundo ele, os líderes de Data e Analytics devem avaliar a adequação dos recursos existentes para lidar com os requisitos de escala e de distribuição da implantação específica de soluções de IoT, assim como os problemas exclusivos de governança de dados de IoT.

A governança de dados também é cada vez mais uma prioridade para as organizações, já que os dados se tornam centrais para modelos de negócios em todos os setores. A complexidade e distribuição de arquitetura das soluções de IoT apresenta uma superfície de ataque maior e mais atraente, aumentando os riscos de segurança.

Além disso, as soluções de IoT estão gerando, coletando, analisando e aplicando dados cada vez mais volumosos e altamente valiosos, o que apresenta risco para os negócios caso não sejam tratados de forma apropriada a partir de uma perspectiva de privacidade, retenção e qualidade.

O levantamento do Gartner também mostrou que a segurança é o desafio de governança de dados mais significativo para as organizações que planejam adotar ou que estão implementando soluções de IoT. “A natureza direcionada para os dados em muitas implementações de IoT – fluxos constantes das mesmas leituras de sensores, por exemplo – significa que políticas típicas para retenção de dados são menos eficazes. Por isso, uma filosofia diferente é necessária sobre quais informações manter e quais devem ser descartadas”, afirma Friedman. Esse e outros temas serão apresentados na Conferência Gartner Data e Analytics 2018, que ocorre nos dias 22 e 23 de maio, em São Paulo.

Fonte – Jornal do Comércio

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Melhor Investir No Departamento De Vendas

Como investir no departamento de vendas Venha descobrir neste post sobre dicas valiosas e que vão fazer você aprimorar a gestão comercial da sua empresa. O departamento de vendas pode ser visto como a menina dos olhos de uma organização.

Escalabilidade: Como acelerar o crescimento do seu negócio?

Saiba os principais aspectos para utilizar a escalabilidade como a ferramenta ideal para o crescimento do seu negócio Entenda os benefícios que a escalabilidade proporciona ao seu negócio, de modo a promover um crescimento mais acelerado do que o comum

Certificado Digital: Saiba O Passo A Passo Para Digitalizar O Seu Negócio!

Certificado digital: Cartilha orienta empreendedores na digitalização de negócios A transformação digital, que já era realidade para muitos empreendedores brasileiros, tornou-se essencial durante a pandemia. Pensando em facilitar o caminho para os empreendedores, a Associação Nacional de Certificação Digital –

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Se você vende produtos (bens e mercadorias), precisa se adaptar…
Back To Top
Open chat
Quer trocar de contador?